CRM/SP 182-392

Endereço:

Av. Moaci, 395, cj 32, 3º andar, Moema - São Paulo

Tel

(11)5096-6066 / (11) 94804-9295

4 benefícios incríveis do jejum intermitente

4 benefícios incríveis do Jejum Intermitente

Conheça 4 benefícios incríveis do jejum intermitente para melhorar ainda mais a saúde.


O jejum intermitente é uma das 
técnicas de dietas mais populares nos dias de hoje. Existem vários tipos diferentes – o mais utilizado atualmente é o de 16:8 -, mas o que eles têm em comum são jejuns que duram mais do que um jejum noturno normal.

No jejum intermitente nada se diz sobre quais alimentos você deve comer, mas, sim, quando você deve comê-los. Portanto, o jejum intermitente é muito mais um “padrão alimentar” do que uma dieta convencional, o qual, diversos estudos já demonstraram seus incríveis benefícios.

1 – Aumenta o ganho de músculos (hipertrofia)

Quando não se come por um tempo, várias coisas acontecem no corpo. Por exemplo, ele inicia importantes processos de reparo celular e altera os níveis hormonais para tornar a gordura armazenada mais acessível.

Além disso, os níveis do hormônio do crescimento (GH) podem aumentar até 5 vezes (12) e, quando os níveis desse hormônio estão mais altos, há grande facilidade no ganho de massa muscular (3).

2 – Ajuda na perda de peso e gordura abdominal

A menos que você compense e coma muito mais durante o período da refeição, fazer jejum intermitente, em geral, fará com que você faça menos refeições e, consequentemente, consuma menos calorias. 

Mas não é só isso! O jejum intermitente também aumenta a função hormonal para facilitar a perda de peso, pois, níveis mais baixos de insulina e níveis mais altos de hormônio do crescimento (GH) aumentam a queima da gordura corporal e facilitam seu uso de energia (4).

Por esta razão, o jejum intermitente realmente aumenta sua taxa metabólica em 3,6-14%, ajudando você a queimar ainda mais calorias (5). Em outras palavras, o jejum intermitente é bom nos dois sentidos: aumenta sua taxa metabólica (aumenta o consumo de calorias) e reduz a quantidade de comida que você ingere (reduz as calorias).

3 – Reduz o risco de Diabetes Tipo 2

A diabetes tipo 2 tem se tornado muito comum nas últimas décadas, sobretudo, pelo “ambiente obesogênico” que grande parte da sociedade está inserida. Sua principal característica são os altos níveis de açúcar no sangue e resistência à insulina.

Assim, qualquer coisa que reduza a resistência à insulina pode ajudar a baixar os níveis de açúcar no sangue e, por consequência, proteger contra o diabetes tipo 2.

Felizmente, o jejum intermitete demonstrou ter grande potencial de reduzir os níveis de açúcar no sangue (6). Em estudos com humanos em jejum intermitente, o açúcar no sangue em jejum foi reduzido em 3-6%, enquanto a insulina em jejum foi reduzida em 20-31%. Por isso, o jejum intermitente pode ser altamente protetor para pessoas que estão em risco de desenvolver diabetes tipo 2.

4 – Promove a longevidade

Considerando tantos benefícios para o metabolismo e todos os tipos de marcadores de saúde, faz muito sentido que o jejum intermitente possa ajudá-lo a viver uma vida mais longa e saudável.

Além disso, estudos já demonstraram que o jejum intermitente pode aumentar a resistência do corpo ao estresse oxidativo (7), que é um dos passos para o envelhecimento e muitas doenças crônicas.

Como fazer jejum intermitente?

Vários métodos diferentes foram e são usados para definir um jejum intermitente. Todos eles envolvem dividir o dia ou a semana em “períodos de alimentação” e “períodos de jejum”, assim, durante os períodos de jejum, você não come nada ou muito pouco.

Os métodos mais comuns são o “16:8” e o “24h”. Especificamente, o Método 16/8 envolve pular o café da manhã e restringir seu período diário de alimentação a 8 horas, por exemplo, das 13h às 21h e então você “jejua” por 16 horas entre eles. Já o Método 24 horas diz respeitoao jejum de 24 horas, uma ou duas vezes por semana, por exemplo, por não comer do jantar um dia até o jantar do dia seguinte.

Ao fazer você comer menos calorias, todos esses métodos devem fazer você perder peso, desde que você não compensar por comer muito mais durante os períodos de alimentação.

No entanto, é altamente recomendado procurar a orientação profissional antes, durante e depois do período de jejum, pois, os métodos são variantes entre cada tipo de pessoa.

 

Compartilhe saúde

Leave a Comment

(0 comentários)

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *