CRM/SP 182-392

Endereço:

Av. Moaci, 395, cj 32, 3º andar, Moema - São Paulo

Tel

(11)5096-6066 / (11) 94804-9295

déficit-calórico-importa-dieta

Verdade ou Mito: Déficit Calórico Realmente Importa na Dieta?

Verdade ou Mito: déficit calórico realmente importa na dieta?

A teoria das “calorias entrando, calorias esgotadas” não leva em consideração várias variáveis ​​que podem impedir alguém de perder peso. Muitos fatores, como genética, condições médicas e adaptações metabólicas, tornam a perda de peso muito mais difícil para alguns.

Para um emagrecimento saudável, o Déficit Calórico não é tudo!

Embora criar um déficit calórico ao queimar mais energia do que consome seja o fator mais importante quando se trata de perda de peso, não é a única coisa que importa.

Depender apenas da ingestão de calorias não leva em conta o grande número de variáveis ​​que podem impedir alguém de perder peso, mesmo quando em uma dieta de muito baixo teor calórico.

Por exemplo, desequilíbrios hormonais, condições de saúde como hipotireoidismo, adaptações metabólicas, o uso de certos medicamentos e genética são apenas alguns dos fatores que podem tornar a perda de peso mais difícil para algumas pessoas, mesmo quando estão em uma dieta restrita (12)

Este conceito também falha em enfatizar a importância da sustentabilidade e da qualidade da dieta para perda de peso. Aqueles que seguem o método “calorias ingeridas, calorias eliminadas” normalmente se concentram apenas no valor calórico dos alimentos, não em seu valor nutritivo (3)

Isso pode levar à escolha de alimentos com poucas calorias e pobres em nutrientes, como bolos de arroz e clara de ovo, em vez de alimentos com alto teor calórico e ricos em nutrientes, como abacates e ovos inteiros, o que não é o melhor para a saúde geral.

Por isso, sempre questione dietas milagrosas e que pregam a diminuição drástica da entrada de calorias. Isso pode funcionar por 1 ou 2 semanas, mas, não promoverá uma readequação alimentar e o verdadeiro emagrecimento saudável que, em resumo, só é alcançado com a tríade: alimentação, exercício e qualidade de vida.

Compartilhe saúde

Leave a Comment

(0 comentários)

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *