CRM/SP 182-392

Endereço:

Av. Moaci, 395, cj 32, 3º andar, Moema - São Paulo

Tel

(11)5096-6066 / (11) 94804-9295

5 maneiras naturais para equilibrar seus hormônios

5 maneiras naturais para equilibrar seus hormônios

Os hormônios têm efeitos profundos na sua saúde mental, física e emocional. Este artigo irá mostrar-lhe 5 maneiras naturais para equilibrar seus hormônios.

Felizmente, uma dieta nutritiva e outros comportamentos de estilo de vida saudável podem ajudar a melhorar sua saúde hormonal e permitir que você sinta e tenha o melhor desempenho.

Esses mensageiros químicos desempenham um papel importante no controle de seu apetite, peso e humor, entre outras coisas. Normalmente, suas glândulas endócrinas produzem a quantidade precisa de cada hormônio necessário para vários processos em seu corpo.

No entanto, os desequilíbrios hormonais tornaram-se cada vez mais comuns com o estilo de vida moderno acelerado de hoje. Além disso, certos hormônios diminuem com a idade, e algumas pessoas experimentam uma diminuição mais dramática do que outras.

 

1. Coma bastante proteína em cada refeição

Consumir uma quantidade adequada de proteína [1] é extremamente importante. A proteína dietética fornece aminoácidos essenciais que o corpo não pode produzir sozinho e deve ser consumido todos os dias para manter a saúde dos músculos, dos ossos e da pele.

Além disso, a proteína influencia a liberação de hormônios que controlam o apetite [2] e a ingestão de alimentos.

 

2. Faça exercício físico regularmente

A atividade física pode influenciar fortemente a saúde hormonal. Um dos principais benefícios do exercício [3] é sua capacidade de reduzir os níveis de insulina e aumentar a sensibilidade à insulina.

A insulina é um hormônio que tem várias funções. Uma delas é permitir que as células absorvam açúcar e aminoácidos da corrente sanguínea, que são então usados ​​para energia e manutenção muscular.

 

3. Evite açúcar e carboidratos refinados

Açúcar [4] e carboidratos refinados têm sido associados a uma série de problemas de saúde.

De fato, evitar ou minimizar esses alimentos pode ser fundamental para otimizar a função hormonal e evitar obesidade, diabetes e outras doenças.

Estudos têm demonstrado consistentemente que a frutose pode aumentar os níveis de insulina e promover a resistência à insulina, especialmente em pessoas com sobrepeso e obesidade com pré-diabetes ou diabetes.

 

4. Aprenda a gerenciar o estresse

O estresse pode causar estragos em seus hormônios. Dois principais hormônios afetados pelo estresse são cortisol e adrenalina, que também é chamado epinefrina.

O cortisol [5] é conhecido como “o hormônio do estresse”, porque ajuda seu corpo a lidar com o estresse a longo prazo. A adrenalina é o hormônio da “luta ou fuga” que fornece ao seu corpo uma onda de energia para responder ao perigo imediato.

 

5. Evite comer demais e comer em excesso

Comer muito ou muito pouco pode resultar em alterações hormonais que levam a problemas de peso.

O excesso de comida é mostrado para aumentar os níveis de insulina e reduzir a sensibilidade à insulina, especialmente em pessoas com sobrepeso e obesas que são resistentes à insulina.

 

Em suma, consumir alimentos nutritivos, exercitar-se regularmente e engajar-se em outros comportamentos saudáveis ​​pode ajudar muito a melhorar sua saúde hormonal.

Compartilhe saúde

Leave a Comment

(0 comentários)

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *